sábado, 21 de novembro de 2009

Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica

Laboratórios e escritórios para pesquisa atmosférica

Boulder, Colorado

Terminado 1967

Designer responsável: IM Pei


O Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica, foi criada em 1960, no limiar de uma nova era de exploração científica. Mais do que simplesmente fornecer instalações ótimas para os cientistas teóricos e práticos, o edifício foi empreendido para criar um símbolo nacional de pesquisa atmosférica, confirmando sua legitimidade como uma ciência exata.

NCAR responde a um programa complexo técnicos e filosóficos e também para um extraordinário local Rocky Mountain. Sua massa é fragmentada em duas agragadas torres de laboratórios / escritórios com ninhos de nível superior "corvo" que permitem a contemplação tranquila em meio a espetacular vista para a montanha. Os agregados são ligados por dois pisos subterrâneos e um núcleo de equipamentos coletivos que proporciona isolamento em áreas de investigação maior. A interação entre os cientistas é maximizada por encontros casuais nos corredores em ziguezague para fornecer múltiplas vias de circulação através do complexo.

A vastidão das Montanhas Rochosas apresentaram o maior desafio do projeto. Inspirado por cliffdwellings indiano na próxima Mesa Verde, NCAR chega a um acordo com a natureza através de formas elementares, a ausência de escala humana identificação e utilização de materiais locais. A inovadora arquitetura de muros de concreto foram coloridas por agregados locais e Flameado melhor fundir-se com o cenário de montanha. Definida em um canto do local, o edifício é apenas vislumbrado a partir de uma milha abordagem curva longa enfia cuidadosamente até a mesa de preservar o terreno natural.





fonte: http://www.pcfandp.com/a/p/6146/s.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário