quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A edificação x O Fengshui

Entre os prédios posicionados sobre a veia do dragão de Central está a torre do Banco da China, projeto do arquiteto I. M. Pei. Com 315 metros de altura, indo até 369 metros com os dois mastros no topo, é um dos maiores arranha-céus de Hong Kong. A estrutura foi inspirada pelo broto de bambu que simboliza vivacidade, flexibilidade e prosperidade. Seu perfil visto de alguns ângulos assemelha-se a uma lâmina apontada para os edifícios vizinhos.

Sobre o projeto e sua relação com o fengshui e o entorno, I. M. Pei relata: "o termo [fengshui] significa "vento e água" e tem suas raízes na reverência às forças da natureza, que algumas vezes se degenerou numa forma de superstição. Quando se projeta edifícios em Hong Kong, não se pode escapar deste problema. Existem especialistas, mestres de fengshui, que aconselham as pessoas sobre todo tipo de coisas, especialmente sobre a escolha de terreno, a localização do edifício no terreno, e sobre a aparência e a forma do edifício. Eu estava ciente disso, mas nunca levei muito a sério. Assim que divulgamos nosso projeto, eu fui imediatamente atacado – tão intensamente quanto pelo Louvre, mas por razões diferentes. Por exemplo, o prédio tem muitos vértices pontiagudos que poderiam trazer má sorte aos prédios vizinhos" (44).

Para Wong (45), especialista em fengshui de Hong Kong, a estrutura pontiaguda da torre é agressiva, e a prática – duramente condenada por ela – de intencionalmente projetar edifícios com essas características se apóia na lógica de um mercado altamente competitivo no qual é importante "destruir ou ser destruído", "dominar o território".

Ao mesmo tempo em que exerce força arquitetônica nociva sobre o entorno, o posicionamento de fontes, lagos artificiais e jardins (46), bem como de objetos simbólicos (47) confirmam a colaboração de profissionais de fengshui no projeto e implantação da torre a fim de garantir sucesso e prosperidade ao empreendimento. Chuen comenta "como uma lâmina polida, o novo edifício ergue-se acima da linha do horizonte. [...] É uma espetacular expressão de força – perfeitamente posicionada, com as montanhas atrás e o porto na frente – dando a impressão de um foguete pronto a ser lançado" (48).

Considerando o conjunto de prédios de Central, a Torre do Banco da China compõe um ambiente construído homogêneo que recebe força arquitetônica benéfica da paisagem composta por montanha e água, fortalecendo o genius loci relacionado a poder financeiro e liderança econômica mundial. Observada isoladamente, destaca-se pela forma e aparência, e exerce força arquitetônica inadequada, pois agride as edificações do entorno.



Notas



44
BOEHM, Gero Von. Conversations with I.M. Pei: Light is the Key. Prestel Publishing, 2000.

45
WONG, Eva. Op.cit. Nota 24, p. 18.

46
Ver foto da fonte, lago artificial e jardim no exterior da torre do Banco da China. Disponível em en.structurae.de/photos/index.cfm?JS=2401.

47
Para os chineses, o leão representa proteção. É colocado aos pares, macho e fêmea, um de cada lado da porta principal de prédios comerciais e públicos, templos e residências. In: TOO, Lillian. Guia Completo Ilustrado do Feng Shui. Tradução de The Complete Illustrated Guide to Feng Shui. São Paulo, Avatar, 1998, p. 65, 167. Ver a foto das estátuas de leão na porta principal do Banco da China. Disponível em e .

48
CHUEN, Lam Kam. Op.cit. p. 79.

FONTE: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp461.asp
Fengshui: Em busca do Genius Loci
Riceles Araújo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário