quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Curiosidade sobre I. M. Pei

Confiram o artigo abaixo, é bastante interessante:

I.M. Pei para receber a medalha de ouro real para a arquitetura
6 de outubro de 2009 | Autor: admin

Owen Franken / Corbis

O chinês-americano arquiteto I.M. Pei, que é mais conhecido na Europa por sua transformação do Louvre, em Paris, foi nomeado hoje (terça-feira 6 de outubro de 2009) como beneficiário de um dos prêmios do mundo de arquitetura de mais prestígio, o Royal Gold Medalha.

Dado em reconhecimento do trabalho de uma vida, a Royal Gold Medal foi aprovado pessoalmente por Sua Majestade a Rainha e é dada a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa ", direta ou indiretamente, sobre o avanço da arquitetura".

IM Pei é um dos arquitetos mais prolíficos de todos os tempos, tendo completado mais de 170 projetos e mais de 50 planos directores. Na idade de 92 anos, ele continua atuante na arquitetura. Seu trabalho se estende facilmente entre a arquitetura comercial e cultural, e ele é igualmente respeitado e procurado por clientes em todos os campos.

Ieoh Ming Pei (sempre conhecido como IM) é um arquiteto chinês americano, nasceu na China em 1917. Ele viajou para os Estados Unidos em 1935 para estudar arquitetura, e nunca mais voltou a viver no seu país de origem. Ele se formou no Massachusetts Institute of Technology, e recebeu um mestrado em Harvard Graduate School of Design, onde estudou com Gropius e Breuer, que vem sob a influência do Estilo Internacional, que inspirou o seu trabalho por quase 70 anos. Sua primeira encomenda foi para o planejador observou-developer William Zeckendorf: o Miesian Mile High Center de Denver. Ele montou a sua própria prática em 1955. Seus prédios mais conhecidos são, provavelmente, o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica de Boulder, Colorado (1961-67), a Ala Leste da National Gallery de Washington DC (1968-78), a Biblioteca John F. Kennedy, em Boston (1965-79), o Bank of China, Hong Kong (1982-89), o Grand Louvre expansão e renovação (1983-93) e o Museu Miho em Shiga, Japão (1991-97). In recent years he has completed major museum projects in Luxembourg, China and Qatar. Nos últimos anos ele tem projetos concluídos grande museu no Luxemburgo, China e Catar. Sua construção só no Reino Unido é uma comissão privado: um pavilhão minúsculo em Wiltshire.

IM Pei foi honrado pelos Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, onde ele é um acadêmico honorário da Royal Academy of Arts (1993). Ele foi premiado com o Thomas Jefferson Memorial Medal for Architecture (1976), o Instituto Americano de Arquitetos - a Medalha de Ouro (1979), a Academia Americana de Artes e Letras - Medalha de Ouro de Arquitetura (1979), La Grande Médaille d'Or de l'Académie d'Architecture, França (1981), o Prémio Pritzker (1983); o Praemium Imperiale, para realização da vida em arquitetura, Japão (1989); Officier de La Légion d'Honneur, França (1993) e Thomas Medalha de Jefferson para a realização distinguido nas artes, ciências humanas, ou ciências sociais (2001).

A Pirâmide do Louvre - Christopher Chan

Falando de Nova York, IM Pei disse da honra,
"É uma grande honra receber a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects. Eu sou humilhado fato de ler os nomes daqueles que me precederam como destinatários. Estou ansioso para participar da cerimônia em fevereiro, e para agradecer pessoalmente a RIBA Presidente Ruth Reed e ao Comité honrosas, e David Adjaye, que me nomeou."

IM Pei foi nomeado para a Royal Gold Medal de 2010 por David Adjaye, concluindo com uma homenagem pessoal: "Quando eu comecei meus estudos em arquitetura, IM Pei já era um gigante no canhão dos grandes. Sua obra parecia esforço capaz de criar extraordinária clareza de exigências complexas e contraditórias. Sua capacidade é um ágil, trabalhar com chefes de Estado, reis e rainhas, "durão" desenvolvedores e instituições sem fins lucrativos, em cada caso, a criação de revelar, as obras de extraordinária precisão com qualidade e detalhe.

"Lembro-me como um jovem estudante visitando o Louvre em Paris e maravilhado com a sua extraordinária capacidade de unificar e modernizar o que foi muito amado, mas uma instituição díspares e eis que a sua magnífica, desafiando a gravidade, a pirâmide de vidro. Ele se tornou um modelo para mim como um jovem arquiteto."

Anexo ao Museu Histórico Alemão - asmythie

RIBA Presidente Ruth Reed, que presidiu o Comitê de Honra, que seleciona para a Royal vencedor da medalha de ouro disse:
"Presidir o Comité de Honra foi o meu primeiro dever como presidente e foi uma honra para mim também. The Royal Medalha de Ouro é um prêmio mais auspicioso e optamos em IM Pei um vencedor muito especial. Ele é um dos grandes nomes da arquitetura dos séculos 20 e 21, um homem cujo trabalho sempre admirei."

O Bank of China Tower - B. Tse

National Gallery - TetOff

FONTE:
http://www.archtracker.com/i-m-pei-to-receive-the-royal-gold-medal-for-architecture/2009/10/

Nenhum comentário:

Postar um comentário